Iniciando os trabalhos

Deixe um comentário
Anúncios

“Em 2017, a sociedade descobrirá o que é o jornalismo, para que ele serve, e como saber se está funcionando”. Esta era minha previsão — ou melhor, desejo — para o jornalismo brasileiro, documentada em um artigo que escrevi para a série do Farol Jornalismo e Abraji.

Escrevo agora no início de 2018, e desde aquele texto estou tentando transformar a previsão em realidade. Criamos em maio de 2017 o Impacto.jor, um conjunto de programas que ajudam organizações de mídia a saber o impacto do jornalismo na sociedade — e comunicar isso aos seus assinantes/apoiadores/leitores. O primeiro fruto prático deste trabalho é este relatório que a Gazeta do Povo ofereceu a seus assinantes no Natal, com a nossa ajuda.

Você pode entender mais sobre o projeto lendo este link ou assistindo este vídeo:

Com a ajuda do Google News Lab, ICFJ, Knight Founadtion e ProJor, vamos continuar desenvolvendo o Impacto ao longo de 2018. Enquanto isso, neste espaço aqui, vamos falar dessa experiência e tudo mais que for ligado a entender “para que serve o jornalismo e como saber se ele está funcionando”. Enquanto o Impacto vai ganhando corpo, tecnológica e metodologicamente, vamos publicar artigos, dados e alguns posts curtos sobre o estado da medição de impacto no jornalismo. Assinem a newsletter para não perder nossas atualizações, e participe mandando e-mails, compartilhando e comentando.

Isso vai nos ajudar a medir o impacto do Impacto. 😉

The Author

Jornalista brasiliense, fundador do Impacto.jor e ICFJ Knight Fellow.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s